Como é definido o valor do dólar?

Como muitos já sabem o dólar está com um preço altíssimo, tendo chegado até a R$4,50 reais em algumas casas de câmbio.

Mas você se pergunta, por que está tão alto o valor do dólar?

Bom, nossa economia de câmbio é dirigida pelo sistema de câmbio flutuante sujo (o adjetivo sujo não remete a algo errado ou irregular, é apenas o nome a qual o sistema com 2 frentes recebeu), no qual a quantidade de notas de dólar que circulam em nosso país determinam o valor a ser cobrado. É basicamente a lei da oferta e da procura, porém não são apenas as notas que estão na mão das pessoas que define isso, ai entra a 2ª frente, o Banco Central, ele “se mete” no meio comprando dólares, que estão circulando em nosso país, para que o preço deste não chegue a números muito baixos, pois assim ele diminui o número de moedas que estão circulando e aumenta a procura!
Com isso podemos imaginar o porquê do dólar estar alto, há poucas notas circulando por nosso país e com isso a procura está grande, aumentando a oferta!

Claro que a dúvida pode ter ficado em sua cabeça, por que há poucos dólares circulando?

A instabilidade da economia brasileira traz fatores externos que as vezes nem imaginamos que isto influência, como por exemplo as ações das empresas brasileiras. Com esta incerteza de como estará nossa economia daqui algum tempo, afasta investidores estrangeiros, estes que deixam de comprar ações de nossas empresas, com isso uma boa entrada de dólar em nosso país já diminui de maneira brusca, diminuindo a quantidade de moeda que circula, consequentemente aumentando o valor, como vimos acima!


Câmbio flutuante sujo: o mercado define a demanda de moeda mas também há intervenção do Banco Central.

Lei da oferta e da procura: “o preço de algo é determinado pelo próprio consumidor, pois quando esses passam a buscar mais um produto qualquer, o produtor eleva o seu preço, fazendo com que o consumidor pague mais se deseja adquirir o mesmo.” – Brasil escola

Anúncios

4 comentários sobre “Como é definido o valor do dólar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s