Déficit no Balanço de pagamentos pode ser bom

Chegando final de mais um ano muitos assuntos voltam à tona, entre eles o Balanço de Pagamentos (BP), pois é nessa época que vemos o resultado das contas do ano que passou, e quando se fala em BP há sempre a palavra déficit ou superávit acompanhando, mas muitos se perguntam de que se tratam essas expressões?

Primeiro vamos explicar o que é o Balanço de Pagamentos: se trata do registro de todo o dinheiro que entrou e saiu de um país, empresa, residência, etc., em um determinado período de tempo.

Agora, quando escutamos que o BP fechou com superávit significa que entrou mais dinheiro do que saiu, e fechar em déficit é o contrário, quando saiu mais dinheiro do que entrou.

Quando se trata de um país há um forte engano em acreditar que superávit é bom e o déficit é ruim!

Você deve ter ficado confuso, pois não há motivos bons quando sai mais dinheiro do que entra, mas se tratando de relação entre países o fato de fechar em um déficit significa que há dinheiro nosso em outro país, ou seja, esse país está “devendo” para nós! O déficit se torna algo ruim quando seu valor é alto e não há perspectiva do país fechar o BP com mais entrada de dinheiro que saída tão cedo.

Anúncios

Um comentário sobre “Déficit no Balanço de pagamentos pode ser bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s