Resumo da semana na economia 20 a 26/10/15

Hoje trouxemos para você o resumo dos principais pontos da semana que passou (20/10 a 26/10), as notícias publicadas nessa semana nos mostra como a economia brasileira se encontra.

Produtos vendidos na internet encareceram no mês de setembro
Segundo órgãos responsáveis pelas vendas na internet, no mês passado os produtos vendidos online subiram cerca de 2,7%.

O número de pagamento de contas atrasadas caiu
No mês passado o número de pessoas que acertaram as contas atrasadas caiu em torno de 5,74% em relação a agosto, isso se dá ao alto desemprego, altas taxas de juros e inflação, pois com isso as pessoas passam a ter menos dinheiro.

Os estados estão gastando mais com funcionários
Mesmo com a crise que está em nosso país os estados não diminuíram suas contas, eles estão gastando mais do que devem com funcionários. Em 12 meses (até agosto desse ano) eles gastaram quase 47% do dinheiro que recebem com pagamentos de funcionários e uma lei diz que pode ser gasto até 46,55%.

Dinheiro vindo dos impostos diminui
A arrecadação de dinheiro por meio dos impostos teve queda em 6 meses seguidos, ou seja, o dinheiro que o governo recebe dos impostos que pagamos está diminuindo, isso devido a fraca atividade econômica. Essa diminuição pode piorar ainda mais a situação econômica do nosso país.

O número de carros fabricados caiu
Segundo o presidente da Volkswagen no Brasil, o número de carros produzidos no ano de 2015 pode chegar a ser menos de 30% do total que podemos produzir, ou seja, a quantidade de carros fabricados no brasil no ano de 2015 é apenas 70% de todos os carros que poderíamos ter fabricado.

Número de trabalhadores brasileiros que vão trabalhar em outro país cresceu
Devido à crise econômica que estamos enfrentando o trabalhador brasileiro não tem perspectiva de crescimento profissional, assim eles estão indo trabalhar no exterior, e neste ano o número de trabalhadores que saíram de nosso país aumento, cerca de 1.500 trabalhadores saíram daqui, isso faz com que o Brasil perca grandes profissionais.

Taxa de desemprego está a maior desde setembro de 2009
Segundo o IBGE o desemprego chegou a cerca de 7,6% da população nas principais regiões do país, só está menor que setembro de 2009 e o número de pessoas que estão à procura de emprego cresceu.

Brasil poderá ter idade mínima para aposentadoria
O governo irá propor a ideia de no mínimo 60 anos para mulheres e 65 anos para os homens poderem se aposentar. Entre 35 países, o Brasil é o que tem a média da idade de aposentados menor (57,5 anos) enquanto nos outros países a média é cerca de 64,2 anos.

Vagas de emprego temporárias devem diminuir
Todo mês de novembro as vagas de empregos para o mês do natal aumentam, esse ano não será diferente, porém serão cerca de 35% a menos que as do ano passado nessa época, mas há a expectativa de que 5% dessas vagas se tornem efetivas.

Planos de saúde perdem clientes
No mês de setembro os planos de saúde perderam 164,4 mil clientes, no qual a maioria de planos individuais, já os planos que são vinculados a empresas permaneceram com a quantidade praticamente igual a mês anterior.

Greve dos bancários
Em nossa matéria publicada no último dia 21, explicamos a greve dos bancários que vem ocorrendo nas últimas semanas, hoje os bancários se reuniram para decidirem sobre o encerramento da greve, a última proposta dos bancos foi o aumento de 10% no salário e de 14% no vale-refeição.


Atividade econômica: “é toda ação dos seres humanos destinada a produzir, distribuir ou consumir riquezas” (Fonte: dicionarioinformal.com.br

Anúncios

4 comentários sobre “Resumo da semana na economia 20 a 26/10/15

  1. A curva de laffer explica mais sobre a queda na arrecadação do que a baixa atividade econômica, o governo aumenta as alíquotas e extrapola um valor delimitador fazendo que a arrecadação caia, a mesma logica de aumentar o preço de um produto subitamente, os consumidores não estarão dispostos a pagar ( exemplo valido p/ monopólios), A fazenda não fez o dever de casa.

    Curtir

  2. Olá, meus parabéns pelo texto, muito explicativo e de fácil leitura. Posso sugerir apenas uma coisa? Mais fontes, vocês citam vários dados estatísticos mas em muitos deles não dizem onde encontraram. Além de engrandecer as matérias, citar as fontes dos dados irá ajudar os vestibulandos/concurseiros em uma possível redação, por exemplo. Um abraço, continuarei acompanhando o site.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s