Resumo da semana na economia 3 a 9/11

E hoje é dia de resumo da semana de 3 a 9/11/15, veja quais foram as principais notícias que estamparam os principais jornais na semana!

Crise dos petroleiros continua
No resumo da semana passada falamos sobre o início da greve dos trabalhadores da Petrobras, e no resumo de hoje viemos com a notícia que a greve continua. No dia 05/11 o sindicato de petroleiros disse que os postos de combustíveis começariam a sentir a greve (falta de combustível) nessa semana que entrou. Ontem os representantes dos trabalhadores e da Petrobras se reuniram em busca de acordo, mas por enquanto nada foi divulgado.

Inflação só aumenta
O Banco Central calculou mais uma vez o valor que a inflação pode chegar até o fim desse ano, e agora a porcentagem chegou a 9,91% ao ano, há 1 mês atrás a expectativa estava em 9,53%. Já as classes mais baixas viram a inflação chegar a até 10,67%.

Franquias internacionais veem lucro no Brasil cair
Algumas marcas internacionais como McDonald’s e Avon viram seus lucros caírem no terceiro trimestre desse ano (julho, agosto e setembro). O McDonald’s teve prejuízo de US$ 35,9 milhões de dólares, já a Avon teve queda de 42% dos lucros no Brasil e afetou a empresa no mundo todo já que nosso país é seu maior consumidor.

Contra o Whatsapp
Empresas telefônicas estão insatisfeitas com o aplicativo que agora permite a realização de ligações grátis pela internet, alegando que o aplicativo está gerando concorrência desleal. O presidente da Anatel (Agência nacional de telecomunicação) diz que as ligações por Whatsapp não podem ser comparadas a outros telefones, já que só pedem ser feitas entre pessoas que tenham o aplicativo e que possuam internet em seu celular.

Plataformas de petróleo sentem as consequências da Lava Jato
Em 2013 haviam 24 mil trabalhadores na construção de uma plataforma de petróleo em Rio Grande-RS e hoje os abrigos que foram construídos para eles estão quase todos vazios. Após as investigações de corrupção na Petrobras que envolve sócios dessa plataforma e a principal empresa (que tinha o maior número de trabalhadores) estar com falta de dinheiro, muitos trabalhadores foram demitidos. A cidade toda está sofrendo com isso, já que grande parte da população que consumia na cidade eram de trabalhadores da construção.

Déficit nominal triplica em 3 anos
Em nossa matéria sobre o rombo fiscal do governo falamos sobre o déficit primário (que não conta os juros que devem ser pagos) e agora viemos falar sobre o déficit nominal que é o qual os juros são contabilizados. No ano de 2013 até agora esse déficit do governo triplicou, ou seja, se era R$ 100.000,00 em 2013 agora está em 300.000,00, sendo o maior da história.

Estacionamentos estão mais baratos
Os estacionamentos da Av. Paulista na capital de São Paulo abaixaram seus preços após verem queda no número de clientes, porém outros estacionamentos preferiram aumentar seu preço para tentar amenizar a perda.

Deixando de pagar o condomínio
A quantidade de pessoas que estão atrasando o pagando do condomínio residencial aumentou muito em São Paulo, as administradoras entendem que a atual situação econômica de nosso país é a principal causa do acontecimento, porém os síndicos estão cobrando mais dos moradores pelo pagamento e procurando aumentar o juros sobre o atraso.

O estado de Goiás cresceu mais que o Brasil nos últimos 10 anos
A principal atividade do estado é a agropecuária, este setor teve queda nos últimos anos mas bem menos que os outros. O PIB de Goiás cresceu 4,8% em 1 ano e representa 2,8% do PIB brasileiro.

Dados retirados do site: http://economia.estadao.com.br/

Anúncios

Um comentário sobre “Resumo da semana na economia 3 a 9/11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s