Entenda: Arrecadação de impostos tem queda

Diante de toda a crise econômica que o país vem enfrentando, com o governo não está sendo diferente, a arrecadação de impostos vem caindo desde os últimos 6 anos.

Em outubro desse ano o governo arrecadou 11,33%* a menos em impostos que em outubro de 2014, além disso, é o menor valor arrecadado no mês de outubro desde 2009.

Até agora, desde o início do ano, o governo arrecadou um pouco menos de 4,5%* em relação ao mesmo período do ano passado, e só não foi pior que em 2010.

Os valores podem parecer baixos, mas se tratando do valor da arrecadação, essa porcentagem se torna muito grande! Vamos supor que o governo arrecadou R$ 1 trilhão de reais de janeiro a outubro de 2014, com a queda de 4,5% esse valor chega a R$ 45 bilhões de reais de janeiro a outubro de 2015, uma diminuição considerável para o governo, já que as contas do governo estão aumentando e a arrecadação de impostos diminuindo.

Segundo o Fisco (área responsável pela arrecadação de impostos), a baixa arrecadação de impostos se deve a baixa produtividade econômica do país, pois houve queda na produção industrial e na venda de bens e serviços.

Nesse ano de 2015 o governo aumentou muitos impostos, sobre produtos comuns para os brasileiros, esse aumento também afetou a arrecadação, pois com o aumento do imposto há um aumento no valor do produto, logo a população diminui o consumo.


 

Arrecadação de imposto: dinheiro que o governo ganha com os impostos que pagamos.

*Dados retirados do site g1.globo.com

Anúncios

Um comentário sobre “Entenda: Arrecadação de impostos tem queda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s