Entenda: Abertura do processo de impeachment contra Dilma

Ao ligar a TV hoje de tarde todos os jornais falavam sobre a mesma coisa: “Cunha aceita processo de impeachment conta Dilma“, se você se perguntou onde isso nos levará e qual será o próximo passo, continue lendo nossa matéria e entenda tudo!

Primeiro, o que é impeachment?
De maneira simples, significa retirar uma autoridade do poder após denuncias, mas este político pode se candidatar novamente após 8 anos.

Quais são as etapas para o político ser retirado do cargo por processo de impeachment?
Após Eduardo Cunha ter aceitado o pedido de abertura, um grupo formado por deputados de todos os partidos irão analisar as denúncias feitas contra a presidente e logo após a presidente terá um tempo para se defender. Após os argumentos de defesa da presidente, o grupo formado pelos deputados irá dizer se deve ou não seguir em frente, se mais de 2 terços do grupo decidir que deve seguir em frente a presidente será afastada do cargo por 180 dias e junto a isso as denúncias serão levadas para os senadores avaliarem e darem o resultado final. Se mais de 2 terços dos senadores forem a favor do impeachment a presidente sairá do cargo no exato momento, caso mais de 2 terços sejam contra ela voltará imediatamente ao cargo.

Quem assume se a Dilma sair do poder?
Caso a Dilma saia de seu cargo de presidente quem assume é o vice-presidente, no caso Michel Temer, caso o vice-presidente também sofra impeachment junto a presidente quem assumirá será o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e por ultimo, caso esse também tenha que se retirar do cargo, o presidente do Senado que assume, Renan Calheiros.

O processo de impeachment já não estava acontecendo?
Não, o presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha, é quem decide se deve abrir ou não o processo, até o momento era apenas uma ameaça, mas hoje, 02, ele aceitou o pedido e com isso deu início ao processo que explicamos na primeira resposta.

Quais são as denúncias contra Dilma?
As tal “pedaladas fiscais”, que explicamos para você certinho na matéria É recomendado ao congresso, pelo TCU, a reprovação das contas de Dilma.

Mais alguma dúvida? Deixe nos comentários que responderemos para você!

Anúncios

2 comentários sobre “Entenda: Abertura do processo de impeachment contra Dilma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s