Entenda: bloqueio do whatsapp

No último dia 17 o aplicativo whatsapp parou de funcionar a partir da 00:00h por mandato judicial, as empresas de telefonia do Brasil tiveram que bloquear o uso do aplicativo aos seus clientes, poucos sabem o porque disso e neste post vamos te explicar o por que do bloqueio do whatsapp!

Na mídia existem inúmeras teses para o bloqueio do aplicativo, nós também não sabemos qual é a verdadeira, mas reunimos a tese das principais fontes de notícia:

O motivo seria apenas como uma punição, pois os responsáveis pelo aplicativo não queriam colaborar com investigações.
A polícia brasileira pedia aos responsáveis pelo whatsapp a quebra do sigilo de mensagens trocadas entre suspeitos de vários crimes para ajudar nas investigações, porém os responsáveis não atenderam ao pedido, outro pedido foi enviado meses depois com uma multa caso não cumprissem. Esse segundo pedido também não foi atendido, então a juíza da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo estabeleceu uma multa de R$ 100 mil reais por não terem atendido ao pedido, como a empresa ainda não se manifestou a polícia junto com o Ministério Público pediram o bloqueio do aplicativo como punição.

O bloqueio estava prevista para 48h, porem durou apenas cerca de 12h. Segundo o desembargador Xavier Souza, milhões de usuários estavam sendo afetados com o bloqueio do aplicativo, o que ia contra aos princípios constitucionais.Com isso as empresas de telefonia puderam desbloquear o uso do aplicativo aos seus clientes.

Como as investigações podem ser prejudicadas caso as informações sejam divulgadas, o verdadeiro motivo não foi oficialmente divulgado.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s