Entenda: Copom decidi pemanecer a taxa Selic à 14,25% ao ano

A notícia que tomou todos os jornais de hoje foi sobre a permanência da taxa Selic, mas infelizmente muitos não sabem o que significa taxa Selic e nem o que pode mudar o dia a dia deles nisso. Por isso viemos com essa matéria para te explicar!

O que é taxa Selic?
Essa taxa é a base do valor dos juros, pois quando os bancos pegam emprestado dinheiro por apenas um dia de outros bancos o juros cobrados é a porcentagem da taxa Selic.

O que a mudança no valor da taxa Selic me afeta?
Como os bancos pagam essa taxa ao pegarem empréstimos eles acabam emprestando as pessoas por uma taxa maior que essa, para assim pagarem os juros que devem ao outro banco e ganhar lucro, ou seja, quanto maior a taxa Selic, maior será o juros que o banco irá cobrar de nós.

Quando e quem determina o valor da taxa Selic?
A taxa Selic é revista a cada 45 dias em reunião do Copom (Comitê de política monetária), formado por membros do Banco Central.

Por que a taxa Selic permaneceu com o mesmo valor? Por que ela não diminui?
Após a reunião o Banco Central comunicou:  “Avaliando o cenário macroeconômico, as perspectivas para a inflação e o atual balanço de riscos, e considerando a elevação das incertezas domésticas e, principalmente, externas, o Copom decidiu manter a taxa Selic em 14,25% a.a.”. Isso significa que eles resolveram manter a taxa Selic devido à crise que estamos enfrentando, pois o aumento dessa taxa acarretará em piora da crise, e a diminuição da taxa é um tanto inviável pois no atual cenário econômico os bancos não estão podendo “faturar” menos.

Mais alguma dúvida? Deixe nos comentários que responderemos para você!

Anúncios

4 comentários sobre “Entenda: Copom decidi pemanecer a taxa Selic à 14,25% ao ano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s