Delação premiada, o que é?

Em nosso último post explicamos para você do que se trata a Operação Lava Jato, e como dissemos essa operação vai muito além (explicamos apenas a base da operação). Em nosso post de hoje vamos dar uma aprofundada, explicando para você sobre delação! Uma palavra que está saindo muito nos noticiários nos ultimos tempos.

Delação: ato de delatar ou denunciar, acusar. (Fonte: dicionarioinformal.com.br)

Delator: denunciante.

A delação é quando alguém, seja ele envolvido ou não, denuncia esquemas, como na lava jato, esquemas de lavagem de dinheiro. Já a delação premiada se trata quando um envolvido ou acusado de envolvimento no esquema ganha benefícios judiciais caso possa dar alguma informação útil para a investigação.

A delação premiada pode ser proposta pelo Ministério Público (MP), Policia Federal (PF) ou pelo advogado do acusado. Só é aceita após a  Policia Federal ou o Ministério Público avaliarem se realmente o réu tem informações sobre outros envolvidos ou esquemas.

O réu só recebe o benefício caso seja comprovada as informações passadas a PF ou ao MP, podendo ser dada a ele a reduação da pena, ou as vezes pelo tamanho da informação concedida ao juiz, o perdão.

No esquema da lava jato já houve mais de 29 delatores, entre eles, envolvidos, acusados e pessoas que só obtinham informações.

Quando se trata de uma delação em que o delator não é envolvido nem acusado no caso, a delação é feita por livre e espontânea vontade, e as informações sobre o delator são mantidas em sigilo.

Mais alguma dúvida sobre delação premiada? Deixe nos comentários que responderemos para você!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s