Você é de direita ou de esquerda?

Você é de direita ou de esquerda?
Muitos já ouviram essa pergunta e ficaram sem saber o que responder. As vezes pelo simples fato de não saber o conceito de ser de esquerda ou ser de direita, ou por ter suas dúvidas se realmente pertencem a um dos lados.

Com o nosso post de hoje você poderá responder a pergunta da próxima vez, mas cuidado, ter a certeza a qual lado pertence requer um estudo mais aprofundado!

O termo esquerda e direita, para o âmbito político, surgiu na França no século XVIII (18) durante assembléias que visavam a criação da nova constituição. As camadas mais ricas não queriam se misturar com as camadas mais baixas, e com isso os ricos passaram a se sentar ao lado direito e os pobres ao lado esquerdo do rei.
O lado esquerdo passou a ser visto como pessoas que lutam por seus direitos trabalhistas e o direito por serem conservadores.

Com o passar do tempo os termos tomaram significados mais abrangentes que os do século XVIII, deixando de ser algo ruim ou bom ser de cada lado.

Um significado mais amplo e direto para os lados, temos:
Ser de esquerda: conhecido por ser um lado que busca mais igualdade, as pessoas que se consideram de esquerda defendem políticas públicas que visam a inclusão de toda a sociedade, como por exemplo: todos terem o mesmo direito de ir ao cinema, comprar um lanche, ter a mesma oportunidade de estudo, ou seja, não ter diferença entre classes sociais;
Ser de direita: defendem o direito individual de cada um, acreditam que cada indivíduo faz sua parte na sociedade e recebe de acordo com isso, acredita que a livre concorrência ajuda o mercado e que a existência de camadas sociais faz parte do desenvolvimento do país.

Você deve ter achado que não se encaixa a nenhum, ou que se encaixa um pouco em esquerda e um pouco em direita e ficou confuso por achar que sua ideologia política deve seguir apenas um desses dois caminhos.
Atualmente esses dois lados foram extendidos, pois muitas pessoas defendem políticas tanto de um lado como de outro, e então foram criados outros conceitos que se distribuem como: dee

Do radical ao centro as ideias vão se tornando mais flexíveis, e no centro as ideias de esquerda e direita se fundem, não levando mais para um lado ou para o outro.

Se você tem dúvida a qual lado pertence, esse teste do site da revista Época pode tirar suas dúvidas, para fazê-lo basta clicar aqui.

Ainda ficou com dúvida? Basta colocar nos comentários que responderemos para você!

Curta a nossa fanpage!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s