Entenda sobre o PIB

Muito se escuta sobre PIB nos jornais, revistas, rádios e outros meios de comunicação. Quando falam sobre ele, sempre está seguido das palavras: caiu, subiu ou continuou estável, porém pessoas que não entendem muito bem sobre essa sigla acabam que não entendem a notícia por inteiro, e para acabar com isso viemos te explicar tudo o que você precisa saber sobre PIB!

O que é?
A sigla PIB significa: Produto Interno Bruto e é a soma de todos os bens e serviços (ou seja, do serviço realizado por um encanador até a produção de aviões) produzidos por um determinado local, seja um país, cidade, empresa,…
Um dos principais objetivos do PIB é medir a riqueza do local em questão, pois com o PIB podemos saber quanto de bens e serviços aquele local produziu em um determinado período de tempo.

Como é calculado?
O cálculo do PIB é feito pelo IBGE através de pesquisas sobre as indústrias, comércios e produtores em geral, além disse o IBGE também envia para as empresas formulários para saber quanto de impostos aquela empresa pagou, quanto de produtos produziu, quanto de salário pagou,…
Os bens intermediários não são contabilizados, um exemplo muito simples para que você entenda é a produção de pão: pib

O que tanto entra na contagem?
Os bens e produtos feitos pela indústria local (pão, café, carro, trator, avião,…), serviços (prestação de serviço dos bancários, garçons, porteiros,…), investimentos (gastos que as empresas ou famílias têm para aumentar a sua produção: construção de nova fábrica, compra de uma moto para entrega,…) e gastos do governo (salários, compra de equipamentos,…). Na contagem não entram os bens intermediários (como visto no exemplo), serviços que não são remunerados (por exemplo um lavagem no carro de graça), bens já existentes (a venda de um carro usado) e atividades informais ou ilegais (venda de drogas, venda de camelôs,…).

PIB per capita:
É o PIB dividido pelo número de habitantes do local em questão. O PIB per capita significa o quanto de produtos e serviços cada habitante pode ter acesso naquele determinado período de tempo (caso a divisão fosse igualitária).

O PIB do brasil é divulgado após 90 dias depois do fechamento de um trimestre, mas somente após 2 anos que o PIB definitivo é calculado, devido a contagens mais difíceis.

PIB nominal X real:
O PIB nominal é a quantidade de bens e serviços produzidos vezes seus valores (por exemplo: 100 pães vendidos a 0,70 reais cada: 100X0,70=70 reais). Com o passar do tempo esse PIB varia mesmo que a quantidade não tenha mudado, devido ao aumento nos preços.
PIB real é a quantidade de bens e serviços produzidos vezes seus valores em um determinado ano base, assim toda vez que o PIB real é calculado o valor considerado é sempre de um mesmo ano para que o PIB real possa mostrar a variação na quantidade produzida e não a variação na quantidade e preço, pois um país com alta inflação e diminuição na produção vai mostrar um PIB elevado, mas que na verdade o país não está aumentando seu rendimento, e sim passando por uma recessão.

Outros derivativos do PIB:
PNB: Produto Nacional Bruto é o PIB menos os bens e serviços que foram produzidos aqui mas enviados para o exterior (PIB menos Renda líquida enviada ao exterior);
PNL: Produto Nacional Liquido é o PNB menos a desvalorização que os produtos sofrem com o decorrer do tempo (por exemplo, ao comprar um carro 0 KM ele sofre uma desvalorização logo ao sair da concessionária, ou seja, seu preço abaixa muito ao sair da loja).

PIB real do Brasil:
pibtab

Se você ainda ficou com dúvidas sobre PIB deixe nos comentários ou entre em contato com a gente, através da página CONTATO, que tiraremos suas dúvidas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s