O que são as corridas aos bancos

Quando boatos rolam de que algum banco está indo à falência, ou que irão confiscar os dinheiros dos bancos, começa a corrida aos bancos!

Corrida aos bancos se trata de quando todas as pessoas que possuem dinheiro em determinado banco correm para tirar seu dinheiro antes que não consigam.

O grande problema dessa corrida é que o banco não vai conseguir devolver o dinheiro de todas as pessoas.

Mas como assim? O banco não tem o dinheiro de todo mundo lá guardado?
Não, se todo mundo resolve retirar seu dinheiro do banco, apenas algumas pessoas irão conseguir retirá-lo.

Mas o que o banco fez com o dinheiro?
Quando estudamos matérias sobre macroeconomia aprendemos que os bancos tem eu seus cofres apenas uma porcentagem do dinheiro que está depositado ou investido nele.

A grande sacada disso é que se somarmos todo o dinheiro que as pessoas de uma economia têm, seu dinheiro em notas, em contas correntes ou aplicados, passará do valor que a economia tem em moedas, ou seja, existe em toda economia um grande valor de dinheiro virtual, aquele que está sendo mostrado na tela de um computador mas que na realidade ele não existe em espécie.

Mas isso não é errado?
Não, toda economia trabalha dessa forma, pois assim pode ser aumentado a quantidade de dinheiro na economia sem a impressão de novas notas (veremos mais sobre isso em uma matéria futura).

Por isso muitas vezes boatos podem levar bancos à falências, pois as pessoas irão retirar todo dinheiro que tem lá e mesmo assim o banco ficará devendo para outras.

No Brasil já foram criadas estratégias que buscam também amenizar o problema caso um dia a corrida aos bancos aconteça em nosso país:
*Grau de alavancagem: o governo determina quantos por cento dos depósitos que os bancos devem guardar em seus cofres. Por exemplo: se o governo determina que os bancos devem guardar 70% dos depósitos, e o banco tem 2 clientes e cada um deles tem depositado 1.000,00 reais (2.000,00 ao total) ele terá que guardar, no mínimo, 1.400,00 em seu cofre. (O grau de alavancagem também tem como objetivo controlar a oferta de moeda, mas veremos sobre isso em uma matéria futura).
*Seguro depósito: os bancos tem que garantir para seus clientes que caso haja uma falência, até um certo valor o banco reembolsará. Por exemplo: se o banco garantir ao cliente que até 10.000,00 o banco reembolsará em caso de falência, o depositante que tiver menos de 10.000,00 no banco receberá todo o valor que tinha depositado e aquele que tinha mais de 10.000,00 receberá os 10.000 reais, isso ameniza a corrida aos bancos em caso de boatos, pois assim as pessoas estarão seguras de que terão seu dinheiro de volta independentemente do que aconteça.

Mais alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato com a gente que te responderemos!

 

Anúncios

Um comentário sobre “O que são as corridas aos bancos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s