Capitalização não é investimento

Esses dias recebi um e-mail de um leitor me perguntando sobre capitalização, ele me disse que seu gerente de banco lhe ofereceu e ele ficou interessado, e por ter lido nossa matéria Perguntas para fazer na hora de investir ele achou melhor não fechar na hora e pesquisar mais sobre o assunto. Ele fez muito certo!

Vou explicar como funciona o título de capitalização na voz do gerente do banco:
A capitalização é uma forma de economizar e ainda concorrer a prêmios. Você pode programar um depósito todo mês (assim você estará economizando sem esforço) ou depositar quando preferir. Você irá concorrer a prêmios de valores super altos (como por exemplo um sorteio de 50 mil reais), e se caso você chegar ao final do contrato sem ter ganho nada, você recebe seu dinheiro de volta e mais uma taxa de retorno.

Uma pessoa que não entende muito do assunto e não tem o costume de estudar as propostas antes de fecha-las, irá aceitar, mas lá na frente verá que não era bem assim.

Agora irei te explicar o título de capitalização na voz de um investidor:
Você paga mensalmente um valor ao banco e concorre a prêmios semanais. Parte do dinheiro depositado é retirado para custear os sorteios e despesas administrativas e você só poderá retirar, sem essa perda, após alguns anos (de 2 a 4 aproximadamente). A taxa de retorno que você terá ela é aplicada sobre aquele valor que não foi para custear as despesas. Ou seja, o valor que você resgatará não será corrigido pela inflação, assim você estará perdendo dinheiro (entenda mais sobre isso na nossa matéria Poupança tira seu dinheiro).

Vou fazer uma simulação para mostrar uma aplicação na poupança X capitalizaçãoff

Muitos investidores criticam o título de capitalização, por motivos como:
1. Funcionam como jogos de azar, você paga para receber um prêmio e muitas vezes não ganha nada e pode também não receber nada de volta;
2. O rendimento é extremamente baixo, é o mesmo que deixar dinheiro de baixo do
colchão;
3. Você não pode resgatar antes de 12 meses, e se resgatar antes do vencimento (cerca de 2 a 4 anos, dependendo do banco) você perde dinheiro.

Motivos que levam pessoas a aderirem à capitalização:
– Motivo: uma maneira certeira de poupar dinheiro.
Solução: procurar outras aplicações que o banco tenha resgate programado, até mesmo a poupança é melhor.
– Motivo: esperança de ganhar um prêmio alto.
Solução: a chance de ganhar na loteria é igual, e jogar na loteria é bem mais barato, além disso, caso você ganhe um prêmio na capitalização, você terá que pagar 30% dele em impostos.

Nessa matéria você pode perceber o quão importante é pesquisar bem as propostas de seu gerente de banco, que muitas vezes não é o melhor para você, e sim para a instituição.

Você ainda tem dúvida sobre capitalização? Entre em contato com a gente ou deixe nos comentários que responderemos para você!

Anúncios

Um comentário sobre “Capitalização não é investimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s