O que é e como funciona a Participação nos Lucros e Resultados da empresa (PRL)

Todo trabalhador brasileiro com carteira assinada já deve ter ouvido falar sobre Participação nos lucros e resultados da empresa. Esse benefício vai muito além de um bônus que a empresa dá a seu trabalhador. Tire todas as suas dúvidas sobre PLR em nossa matéria!

A PLR é obrigatória?
Não, a PLR é um acordo entre a empresa e o trabalhador. Muitos sindicatos obrigam as empresas a darem o benefício, mas se a empresa está ligada a um sindicato que não obriga a pressão deve vir dos trabalhadores para que conquistem esse bônus.

Qual o objetivo da PLR?
A PLR visa premiar os trabalhadores que ajudaram a empresa a chegar a um bom resultado final. Muitas vezes a PLR é vinculada com metas, assim os trabalhadores que atingirem as metas pré-estabelecidas e ajudaram a empresa a obter um melhor resultado, garantem a participação.

Por que a PLR é boa para as empresas?
Usada como uma poderosa ferramenta de integração entre empresa e trabalhador e de incentivo, assim a empresa garante bons lucros e resultados no final, se torna uma relação de ganho entre ambas as partes. Além disso não ha impostos sobre a PLR paga aos trabalhadores, o que se torno um bônus mais barato para as empresas.

Como é determinado o valor da PLR?
O acordo em relação a PLR deve ser feito entre empregador e representante dos empregados, assim ambas as partes devem sair satisfeitas. O valor pode ser determinado a partir do lucro ou resultado da empresa. A quantia recebida pelos trabalhadores pode variar em relação ao cargo e metas atingidas.

Como é feito o pagamento da PLR?
A PLR só pode ser paga 2 vezes ao ano com intervalo de no mínimo 6 meses e dependendo do contrato o funcionário só recebe o bônus se atingir as metas pré-estabelecidas, por isso é importante haver um acordo entre ambas as partes para não serem estabelecidas metas inatingíveis.

A PLR é declarada no imposto de renda?
Sim, a empresa não paga encargos, mas o trabalhador que recebeu o bônus deve declarar no seu imposto de renda.

Ainda tem dúvidas sobre a Participação nos lucros e resultados da empresa? Deixe nos comentários ou entre em contato com a gente que te responderemos!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s