Pré ou pós fixado?

Quando se trata de investimento em renda fixa, uma outra nomenclatura surge junto, o pré ou pós fixado. Por não saber do que se trata muitas pessoas acabam perdendo um rendimento maior no investimento. Para que isso não aconteça com você, leia nossa matéria!

Investimento em renda fixa pode ser pré ou pós fixado, ou seja, você saberá a taxa de retorno logo no início ou saberá só no final! Mas você deve estar se perguntando: qual a vantagem de saber só no final?

Bom, primeiramente vou explicar mais detalhado a diferença de pré e pós fixado:

Pré fixado: a partir do momento que o dinheiro for aplicado você saberá qual será a taxa de retorno ou até mesmo qual será o valor de retorno. Alguns dos investimentos que funcionam desse modo: CDBs, LNTs e NTN-Fs (os dois últimos pertencem ao Tesouro Direto);
Pós fixado: você só saberá quanto terá de rendimento quando acabar o prazo do investimento. Alguns investimentos que funcionam desse modo: LFTs, CDBs e debentures.

Por que escolher o pós fixado?
Muitas vezes, por não conhecerem bem, as pessoas não veem vantagem nos investimentos pós fixados, porém os investimentos que não podemos saber de seu rendimento antes do prazo podem render muito mais. Um exemplo fictício, mas que ajudará melhor o entendimento: seja um investimento pré fixado na taxa selic do dia da aplicação e um pós fixado na taxa selic do dia do fim do prazo, se a taxa selic aumentar com o tempo, aquele que investiu no pós fixado sairá ganhando mais, por isso para investir em pós fixado é importante estar estudando o mercado! (Leia nossa matéria O que é a taxa Selic e outras dúvidas)

Vantagem X Desvantagem
Pré fixado
: sua vantagem é de saber o valor de retorno logo no começo, sua desvantagem é que muitas vezes não podem ser resgatados antes do prazo, ou se puderem corre o risco de ter prejuízo.
Pós fixado: a vantagem é que o resgate antecipado pode gerar um pequeno prejuízo ou as vezes nenhum prejuízo e sua desvantagem é de não conhecer o retorno e o país passar por um momento de instabilidade e que acabe abaixando as taxas.

Qual devo escolher?apresentacao1

Se você ainda tiver dúvidas sobre investimentos pós e pré fixados entre em contato com a gente pelos comentários ou pela aba CONTATO!

Anúncios

3 comentários sobre “Pré ou pós fixado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s