Entenda a reforma da Previdência Social

O que muitos esperavam aconteceu nesses últimos dias, Temer levou a proposta de emenda constitucional da reforma da Previdência Social ao congresso, no qual os deputados e em seguida os senadores devem votar, assim como nas outras PECs, e caso mais de três quintos do congresso vote a favor, a emenda constitucional entra em vigor!

O que é a Previdência Social?
Nada mais é que a aposentadoria após parar de trabalhar, pensão por invalidez e seguro desemprego que você recebe do governo após ter contribuindo com o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

Por que querem reformar a Previdência Social?
O principal motivo para haver uma reforma na previdência é o fato de o valor arrecadado pelo INSS é muito menor ao que o governo tem de pagar de previdência a população, com isso o setor da previdência social de nosso país está no vermelho há muito tempo e com rombos cada vez maiores com o passar dos anos. Esse ano a Previdência Social deve ficar aproximadamente em 147 bilhões de reais negativos.

Quais serão as mudanças?
As principais mudanças caso a PEC seja aprovada: apresentacao1

E os trabalhadores que já estão próximos de se aposentar?
Caso a PEC seja aprovada os trabalhadores homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45 anos, pagarão um pedágio, que funciona da seguinte forma: eles deverão trabalhar 50% a mais do tempo que deveriam, por exemplo, se uma mulher com 58 anos e com tempo de contribuição maior que 13 anos e inferior a 28 anos, tem que trabalhar por apenas mais 2 anos para se aposentar atualmente, para que ela não seja extremamente prejudicada com as novas regras, terá que trabalhar por mais 3 anos, ou seja, 2 anos que era necessário e mais 50% desses 2 anos, 1 ano.

E para os demais trabalhadores?
Para aqueles que não estão incluídos na faixa etária anterior terão que entrar nas novas regras.

O que as pessoas devem fazer para ter uma boa aposentadoria?
Infelizmente se aposentar apenas com a Previdência Social é difícil, pelo pequeno valor recebido. Para que você possa se aposentar tranquilamente opte por investir durante anos, e assim poder se aposentar tranquilo fazendo seu dinheiro trabalhar por você! Em uma matéria futura iremos dar dicas de como garantir uma boa aposentadoria, por isso curta a nossa Fanpage no facebook clicando aqui e fique por dentro de todas as nossas publicações!

Você tem mais alguma dúvida sobre a reforma da Previdência Social e como ela pode te afetar? Deixe nos comentários ou entre em contato com a gente pela aba CONTATO que tiraremos sua dúvida!

 

Anúncios

2 comentários sobre “Entenda a reforma da Previdência Social

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s