O que é e como investir em CDB

Hoje iremos te explicar sobre mais um tipo de investimento de baixa complexidade. O CDB (Certificado de Depósito Bancário), muito conhecido por aqueles que procuram investimento com seus gerentes de banco.

O CDB, assim como o Tesouro Direto, é um empréstimo que se faz e depois de um tempo tem uma taxa de retorno, mas ao invés de emprestar para o governo você estará emprestando para o banco.

Outra característica que se assemelha ao Tesouro Direto é o fato de haver o pré, pós fixado e indexado (explicamos para você a diferença e qual melhor você escolher em nossa matéria: Pré ou pós fixado?).

Os bancos usam na maioria dos casos o CDI como taxa base do CDB, ou seja, a porcentagem que você terá de retorno no seu investimento depende do valor que está o CDI podendo ser entre 70% até 115% do valor do CDI. O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é a taxa que os bancos cobram entre eles quando um banco empresta dinheiro do outro, ou seja, o CDI também varia de acordo com a taxa Selic e está sempre muito próxima a ela.

Como investir em CDB?
Primeiro você deve escolher em qual banco irá investir, e para isso o melhor a se fazer não é levar em conta que você já tem conta no banco X e investir lá mesmo pela comodidade, você deve pesquisar:
1. Porcentagem de retorno, quanto maior for a porcentagem em cima do CDI, mais retorno você terá;
2. Atente-se ao mínimo que pode ser investido, pode variar de 200 a 2.000 reais;
3. Verificar a atual situação econômica do país para decidir entre pré, pós fixado ou indexado;
4. Tente negociar a taxa de retorno com o banco, os bancos maiores costumam ter taxas de retorno menores, porém o risco de quebra de grandes bancos é muito menor;
5. Após decidir em qual banco irá investir, abra uma conta nele, pois esse investimento é apenas para correntistas;
6. Nunca invista mais de 250 mil reais em um único banco, pois caso o banco quebre a garantia de devolução do seu dinheiro é de no máximo 250 mil.

Os contras do CDB
1. Se você retirar seu dinheiro investido antes de completar 30 dias, terá que pagar IOF;
2. Você terá que pagar Imposto de Renda em cima do seu retorno toda vez que retirá-lo, variando de 15% a 22,5%, dependendo do tempo de aplicação;
3. Alguns tipos de CDBs não apresentam liquidez diária, ou seja, se você retirar o dinheiro antes do prazo não terá o retorno esperado.

Como o CDB varia de banco para banco, o melhor a fazer quando você decide por esse investimento é tirar todas as suas dúvidas com um gerente do banco e ter total certeza de que esse é um bom investimento!

Se você ainda estiver com dúvidas entre em contato com a gente!

Anúncios

2 comentários sobre “O que é e como investir em CDB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s