Como funciona a Previdência Privada

Após se espalhar a notícia de uma possível reforma na previdência social (explicamos tudo em nossa matéria: Entenda a reforma da Previdência Social), muitas pessoas começaram a pensar na possível escolha de uma previdência privada. Como recebi e-mails de pessoas com dúvidas se devem continuar pagando o INSS ou se devem partir para uma previdência privada, resolvemos tirar todas as possíveis dúvidas em nossa matéria de hoje!

Você precisa ter em mente que previdência privada também se trata de um investimento, de longo prazo, e que por isso deve-se tomar todos os cuidados que se tem na hora de contratar um investimento. Leia nossa matéria: Perguntas para fazer ao seu gerente na hora de investir

Quais as principais diferenças entre previdência social e privada?
Na previdência privada você escolhe o valor que deseja contribuir e de quanto em quanto tempo pretende depositar a contribuição. Além disse você também escolhe o modo como ocorrerá a tributação de impostos (regressiva ou progressiva).

Como escolher a melhor tributação?
pp

Quais os tipos de previdência?
PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) são os dois tipos de previdência privada, a principal diferença entre eles é o modo como será pago o imposto.
-Com o PGBL, você pode abater o valor pago anualmente à previdência privada em seu imposto de renda, desde que esse valor não seja maior que 12% de sua renda anual, porém ao resgatar a previdência você pagará uma taxa de imposto referente ao valor total que está sendo retirado. (Indicado para pessoas com renda mais alta).
-Já o VGBL, você não abate do imposto de renda anual, ou seja, você pegará um imposto todo ano referente ao valor depositado na previdência privada, mas ao resgatar a previdência, você só pagará imposto referente ao rendimento do investimento. (Indicado para pessoas com renda menor, que declaram imposto em formulários simplificados, ou que não declaram devido a renda).

Quais são os benefícios da previdência privada?
O contratante pode escolher um pé de meia por morte ou invalidez, ou seja, pode funcionar como seguro de vida, e caso a pessoa que paga a previdência venha a falecer, o dinheiro é dado a família, ou caso a pessoa não possa mais trabalhar por invalidez, ela pode resgatar o dinheiro.

Quais taxas são cobradas?
Na previdência privada são cobradas apenas 3 taxas:
-Carregamento: valor descontado sobre a quantia que está sendo depositada, e varia de 0% a 5% por depósito;
-Gestão: taxa cobrada anualmente em cima do valor total que está depositado em sua previdência, varia de 0,5% a 4% ao ano;
-Saída: taxa cobrada na hora de resgatar o dinheiro e que incide sobre o valor total, essa taxa é de 0,38% ou dependendo da instituição, não cobra.

Vale a pena investir na previdência privada?
O que deve ser levado em conta na hora de estudar esse investimento são as taxas cobradas e o rendimento. Cada instituição tem um rendimento e um valor de taxa, vamos supor que o rendimento da instituição é de 10% ao ano, suas taxas, as descritas a cima, giram em torno de 2%, tanto a de carregamento como a de gestão, e você coloca o mesmo valor todo mês, então você estará pagando 4% de taxa por ano e tendo um rendimento de 6% ao ano, pois 10% – 4% = 6%. Por conta das taxas e do rendimento não muito alto, muitas vezes outros investimentos são bem mais vantajosos que a previdência.

Leia nossas matérias sobre os seguintes investimentos:
Tesouro Direto
CDB

Ainda tem dúvidas sobre a previdência privada? Deixe nos comentários ou entre em contato com a gente pelo e-mail: contato@economiadescomplicada.com !

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s