O que é Lavagem de Dinheiro?

O termo “lavagem de dinheiro” sempre aparece em muitas notícias de jornais, principalmente com a Operação Lava Jato (entenda sobre a Lava Jato em nossa matéria: O que é a Operação Lava Jato?). Muitas pessoas não sabem do que se trata a lavagem de dinheiro, mas já devem ter visto isso acontecer no dia a dia e não perceberam. Leia nossa matéria e entenda tudo sobre esse crime!

Lavagem de dinheiro é um método utilizado para disfarçar a origem de dinheiro ilegal, ou seja, sujo. Muito usado por traficantes, contrabandistas, corruptos, falsificadores de dinheiro e sequestradores, que ganham muito dinheiro de forma ilegal. Isso ocorre porque em nosso país é necessário a realização da Declaração de Imposto de Renda anualmente, e assim não é possível sair gastando grandes quantias de dinheiro sem falar sua origem.

O termo “lavagem de dinheiro” surgiu nos Estados Unidos, quando foi descoberto um grupo de pessoas que falsificavam dólar e colocavam em máquinas de lavar para parecerem gastos e ninguém desconfiar.

Esse crime acontece quando a pessoa que recebeu dinheiro sujo cria uma origem falsa para aquele dinheiro, como empresas, estabelecimentos, falsas doações, entre outros. Essas empresas e estabelecimentos muitas vezes existem e movimentam dinheiro e o criminoso engloba o dinheiro sujo a empresa ou estabelecimento.

Muitas vezes nesse crime também são descobertas empresas fantasmas, que são empresas criadas para dar uma origem ao dinheiro sujo mas que na verdade não existem, só existe no papel.

Vamos a exemplos de lavagem de dinheiro para que você possa entender melhor:
-Um traficante abre um restaurante, ele ganha dinheiro com o restaurante, mas também ganha com tráfico, o dinheiro ganho com o tráfico ele diz que também ganhou no restaurante.
– Um político que recebeu propina diz que tem uma agência de viagens, e segundo ele, o dinheiro que ele está usando para comprar uma mansão veio dessa empresa, mas na realidade a origem é da propina.
– Uma pessoa que falsifica dinheiro divide essa quantia entre várias pessoas que vão utiliza-lo, como as quantias são pequenas, não é necessário a declaração. Esse método é chamado de trabalho de forimigas.

No Brasil há a “Lei de Lavagem de Dinheiro” (Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998 e Lei nº 12.683, de 9 de julho de 2012) onde a pessoa que cometeu o crime de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores pode ser presa por até dez anos e pagar uma multa de até 20 milhões de reais.

Ainda tem dúvidas sobre o crime de Lavagem de Dinheiro e como ele acontece no Brasil? Deixe suas dúvidas nos comentários que responderemos você!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s