Como a taxa de juros controla a economia?

Toda vez que a economia de um país está passando por problemas são necessários ajustes. Um ajuste muito “simples” e que pode mexer muito em uma economia é a mudança na taxa de juros base, a que chamamos de Selic em nosso país (entenda mais sobre essa taxa em nossa matéria sobre a taxa Selic). Hoje iremos te explicar como a mudança nessa taxa afeta a economia de um país.

Existem duas maneiras de ajustar uma taxa, diminuindo ou aumentando. Atualmente a taxa Selic começou a cair bastante, mais do que os economistas esperavam, e isso tem um propósito muito significativo em nossa economia.

Funciona da seguinte maneira:
Aumento da taxa: diminui os investimentos e aumenta as poupanças;
Diminuição da taxa: aumenta os investimentos e diminui as poupanças.

Nesse caso da economia, podemos perceber que a palavra investir não se remete a aplicação em investimentos como estamos acostumados, e sim investimento na economia, ou seja, abertura de novos negócios, compra de novos equipamentos, entre outras coisas que aumentam o mercado de trabalho e aceleram a economia. Além disso a palavra poupança não significa a poupança que conhecemos dos bancos, a relação é com poupar, deixar o dinheiro guardado em um investimento para render juros.

Agora vamos a exemplos simples para que você entenda muito bem esse conceito:
aum


dim

No momento em que o governo opta por mexer na taxa de juros eles não pensam em especial na população comum, mas sim em grandes empresas e investidores. Você pode aplicar grandes empresas nos exemplos que demos, com a diminuição da taxa elas optam por resgatarem seu dinheiro e investi-lo em novas fábricas, equipamentos, produtos… e com o aumento, elas optam em poupar seus ganhos, aplicando em algum investimento, e assim investir na economia futuramente.

Além das indústrias, quando o governo aumenta a taxa de juros, empresas e grandes investidores de outros países passam a se interessar pelo valor ao qual os investimentos do nosso país estão rendendo e injetam dinheiro na nossa economia, ou seja, aplicam seu dinheiro em investimentos daqui.

Agora você entende melhor porque o governo está optando por diminuir a taxa de juros? Como nossa economia está ruim, há muito desemprego, eles estão diminuindo para incentivar os investimentos na economia e gerar mais emprego.

Ainda ficou com dúvidas sobre como a taxa de juros pode influenciar a economia de um país? Se ainda tem dúvidas deixe nos comentários que iremos responder!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s