A economia após Operação Carne Fraca

Após ser noticiado que frigoríficos estavam adulterando carnes boas e vencidas para aumentar seus lucros, não se ouve falar em outra coisa. Mas acontece muita coisa além do brasileiro estar comendo carne de má qualidade, essa operação também mexeu com a economia do nosso país.

A operação Carne Fraca
Após investigações da Polícia Federal, foram descobertas que pelo menos 30 empresas que produzem carne no território brasileiro estavam adulterando seus produtos. Carnes vencidas estavam sendo vendidas com datas de validade recolocadas, com ácidos para não entregar o cheiro e a cor e além disso alguns embutidos (como frango) estavam sendo misturados com papelão para a venda.

Essa notícia veio à tona na última sexta-feira (17) e no mesmo dia as principais empresas desse ramo no Brasil, JBS e BRF (que controlam marcas como Friboi, Seara, Sadia entre outras), viram suas ações despencarem, além disso muitos países também restringiram a compra de carnes do Brasil.

A JBS e BRF estão liderando o ranking de empresas que mais desvalorizam na bolsa de valores BM&FBOVESPA, só no primeiro dia as ações chegaram a despencar quase 11% e contaminaram o resultado do dia, em que a bolsa terminou com queda. Isso significa que o valor que era pago por uma ação da empresa caiu pois muitas pessoas começaram a vendê-las e poucas quiseram comprar e com isso a bolsa de valores do Brasil vendeu menos ações e fechou no negativo.

Outro fato que também irá mexer com a economia é a exportação de carne que atualmente é o 4º produto que o Brasil mais exporta. Alguns países como China, Chile, Coreia de Sul e União Europeia já tomaram algumas medidas, uns suspenderam a compra de carne de alguns frigoríficos brasileiros, outros irão aumentar a fiscalização da qualidade delas nos portos e ainda há países que estão decidindo que medidas irão tomar.

O governo brasileiro também tomou medidas, suspendeu a exportação de 21 frigoríficos para outros países mas não para o território brasileiro.

Fique ligado em nossa página para saber mais! Qualquer dúvida deixe nos comentários que responderemos você!

Anúncios

2 comentários sobre “A economia após Operação Carne Fraca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s