Como funcionam as debêntures?

Hoje vamos dar continuidade a mais uma publicação sobre investimentos. Já te explicamos como funciona o Tesouro Direto, CDBs e Previdência privada. E dessa vez iremos te explicar tudo sobre as Debêntures, um investimento muito requisitado atualmente.

O que são debêntures?
São empréstimos, que nós investidores, fazemos as empresas. No Tesouro Direto nós emprestamos ao governo, nas CDBs aos bancos e nas Debêntures às empresas. Assim, ao final de um período o investidor recebe seu dinheiro de volta junto com um juros.

Por que as empresas emprestam dinheiro de pessoas comuns?
Esse empréstimo ocorre por meio de corretoras, e as empresas buscam esses meios para emprestar dinheiro pelo fato de pagar um juros bem mais baixo do que pagaria ao banco.

Como funciona a remuneração?
Assim como explicamos em nossa publicação Pré ou pós fixado? as debêntures também tem essas opções, dependerá da debênture que você comprar. O mais comum no Brasil são a debêntures pós-fixadas indexadas ao CDI, ou seja, o juros será equivalente a uma porcentagem do CDI (explicamos sobre CDI em nossa publicação O que é e como investir em CDB?).

É cobrado imposto de renda (IR) em cima dos investimentos em debêntures?
Sim, o IR cobrado é segundo a tabela regressiva (explicamos mais em nossa matéria Imposto de Renda dos investimentos) mas há as debêntures chamadas de incentivadas. Caso você venda sua debênture dentro de um prazo de 30 dias após a compra, será cobrado IOF de acordo com a tabela da matéria citada acima.

Debêntures incentivadas:
Quando uma empresa vende debêntures a fim de ter um dinheiro para obras de infraestrutura, como construção de estradas, pontes, usinas hidrelétricas, entre outros, o governo não cobra IR sobre essa debênture, assim incentivando obras de infraestrutura.

Como funcionam os prazos de vencimento do investimento?
Cada empresa decide o prazo de sua debênture, mas sempre são de longo prazo (cerca de 3 anos). O investidor também pode vender sua debênture antes do vencimento, mas corre o risco de vender por um valor mais baixo.

Toda empresa pode emitir uma debênture (pegar dinheiro emprestado de investidores)?
Apenas empresas de capital aberto (que vendam ações na bolsa de valores) e que estejam registradas no CVM (crédito de valor imobiliário). Os bancos não têm debêntures pois já possuem as CDBs.

Quais são os riscos de investir em debêntures?
O maior risco que você corre é o da empresa não te pagar, por exemplo por motivo de falência, e infelizmente esse investimento não tem o risco garantidor de crédito, que te devolve até 250 mil reais caso você perca seu dinheiro no investimento.

Quais são as vantagens desse investimento?
Pelo motivo de ser um investimento de alto risco, as debêntures tem um juros alto o que torna o investimento muito atrativo, além disso as debêntures também são vendidas com valores a partir de 1.500 reais.

Como posso saber se a empresa é confiável?
Há empresas especializadas em analisar as empresas emissoras de debêntures. O grau de confiança das empresas é chamado de Rating, por isso para quem irá investir em debêntures é muito importante que fique atento a essa análise.

Tiramos todas as suas dúvidas sobre debêntures? Se ainda não, deixe nos comentários que responderemos para você!

Anúncios

Um comentário sobre “Como funcionam as debêntures?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s