O que são ações de empresas?

A bolsa de valores funciona como um mercado de ações, isso você já deve ter ouvido, mas você sabe tudo sobre elas? Por isso em nossa publicação de hoje você entenderá de uma vez por todas tudo sobre ações!

Uma nova companhia abriu, com o tempo ela começa a fazer grandes projetos e então passa a precisar de mais dinheiro, com isso ela tem 3 opções:

  1. Financiar em um banco;
  2. Emitir debêntures (saiba sobre debêntures em: Como funcionam as debêntures?);
  3. Abrir o capital.

Abrir o capital significa dividir a companhia em muitas partes e vendê-las, ou seja, vender ações da empresa. Empresas que vendem suas ações são conhecidas como empresas de capital aberto ou S/A (sociedade anônima). Ao comprar ações de uma companhia você se torna um acionista, ou seja, sócio de uma porcentagem dela.

A empresa ganha: há a arrecadação de dinheiro através da venda de suas ações;
O acionista ganha: pode receber parte dos lucros da empresa.

Nomeação das ações
Todo título (ou ação) possui um nome, ela sempre começa com uma abreviação do nome da empresa seguida de um número, esse número mostra qual é o tipo da ação, que iremos explicar abaixo.
– Petrobras PETR4
– Hering HTX3
– Bradesco BBDC4
– Ambev ABEV 3

Tipos

Ações ordinárias (número 3)

Se você possui esse tipo de ação de uma empresa, você tem o direito de comparecer em reuniões e votar em decisões, além de receber os lucros e prejuízos da companhia.

Mais indicado para: pessoas que queiram ajudar a empresa, não só na questão financeira, mas também em outros ramos como, por exemplo, eleições.

Ações referenciais (número 4)

Quem possui esse tipo de ação não pode comparecer nas reuniões e votar, mas receberá os lucros antes dos acionistas ordinários. Além disso, esse tipo de ação pode possuir divisões, onde cada divisão dá direitos diferentes aos seus acionistas (números acima do 4: ABEV5, HTX6).

Mais indicado para: investidores que busquem apenas ganhar dinheiro com a empresa.

UNITS (número 11)

É um título com mais de uma ação, ou seja, você compra um conjunto de diferentes ações de uma mesma companhia. Pode ser, por exemplo, um título composto por ABEV 3, ABEV3, ABEV4, que teria o nome de ABEV11.

Mais indicado para: pessoas que já entendam do marcado de ações e acreditem no potencial da empresa.

Por que os preços das ações mudam?
O preço de uma ação nada mais é que o preço de equilíbrio, entre o preço que o vendedor quer e o preço que o comprador deseja. Entre negociações chegam a um preço que agrada aos dois, assim o preço da ação é estabelecido, mas pode ocorrer alguma coisa, como, por exemplo, o caso da operação carne fraca (leia o caso em nossa matéria A economia após Operação Carne Fraca), muitos vendedores não queriam mais fazer parte das empresas que entraram no escândalo, e com isso poucas pessoas queriam comprar, assim o preço das ações diminuíram bastante.

Fique atento ao nosso blog, iremos trazer mais matérias sobre o mercado de ações. Se ainda ficou com dúvidas sobre o que é uma ação, deixe nos comentários que responderemos você!

Anúncios

Um comentário sobre “O que são ações de empresas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s