Imposto alto é um erro do governo

As pessoas não querem mais ver a quantidade de impostos que devem pagar. Toda transação que fazemos pagamos impostos, seja numa compra, numa venda ou para manter um bem. Os impostos começaram muito antes do que você possa imaginar, e com isso os governos acharam uma saída para arrecadar mais dinheiro e financiar as necessidades da população, mas o que poucos imaginavam era que um aumento nos impostos não significava, necessariamente, um aumento no caixa.

Um economista americano criou um gráfico, muito utilizado hoje nos estudos de economia, que leva seu nome, a curva de Laffer. Ele juntou as duas coisas mais importantes sobre tributos, o quanto é pago pela população e o quanto o governo arrecada, e chegou em algo parecido com a imagem abaixo:

JJ

O que o economista Arthur Laffer diz com seu gráfico é o seguinte: imposto mais alto, arrecadação mais baixa, ou seja, se você cobrar mais impostos a população não comprará mais os produtos, como por exemplo o imposto muito alto em bicicleta, faz a bicicleta ficar mais cara e a população não compra mais. No ponto em que a taxa é 100% a população não irá trabalhar para ter seu salário devorado pelos impostos.

O significado desse gráfico pode ser usado em vários lugares do nosso dia a dia, como por exemplo em uma padaria:

kk

 

Qual seria a taxa em que a arrecadação é a maior?
Muitos estudos já foram feitos sobre esse valor. Pouco tempo atrás os economistas acreditavam que era na taxa de 70%, mas com estudos recentes se chegou à conclusão de que essa taxa é bem menor, ela está no ponto 33% de taxa a ser cobrada em cima da renda da população.

Isso foi visto na prática, durante a crise econômica do ano de 1929 os impostos em cima de produtos importados subiram muito nos EUA, e com isso se viu a queda na arrecadação. Já nos anos 80, uma política econômica americana reduziu os impostos dos ricos, com isso a arrecadação por parte do governo aumentou.

Infelizmente muitos países ainda não utilizam esses estudos na hora de decidir as políticas econômicas, como o caso do Brasil. O governo já sofreu queda na arrecadação de impostos e mesmo assim ainda pagamos taxas abusivas (leia sobre isso em nossa matéria: Arrecadação de impostos tem queda)

Esse estudo também é muito interessante na área do comércio, seja prestação de serviço ou venda de bens materiais, quanto maior for o valor cobrado, menor será o valor arrecadado pelo comerciante.

Quer saber mais ou ficou com dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a gente pela FANPAGE que iremos te ajudar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s