6 passos para evitar compras por impulso

Todo mundo, mesmo as pessoas mais econômicas, já fizeram compras por impulso pelo menos uma vez na vida. Mas o que é compra por impulso? Pode ser aquela blusa que você comprou e nunca usou, uma TV que parecia perfeita na loja mas não funcionou tão bem na sua casa, aquele carro que você amou mas que na realidade não precisava trocar ou aquela casa que parecia perfeita mas que depois de morar lá você passou a perceber os problemas existentes tanto nela como na localização, por exemplo. Para que essas situações, que podem ir desde os 0,99 até muitos mil reais, não aconteça com você, leia nossa matéria e compartilhe com seus amigos!

  • Antes de comprar vá embora e pense melhor: pode ser um sapato ou uma casa. Se forem objetos simples, vá para casa e pense durante uns 4 dias. Se mesmo após você pensar na necessidade do objeto, onde poderá usar e se já tem algo parecido ainda quiser comprar, ai sim você pode pensar nos itens a seguir. Para compras maiores, é interessante pensar por mais ou menos 1 mês. Volte ao imóvel, concessionária ou loja durante o mês, pesquise na internet opiniões de pessoas que possuem aquele carro, objeto ou que morem naquela região e imagine todos os problemas possíveis que possam aparecer.
  • Não caia na tentação do desconto ou exposição: os vendedores fazem desconto exatamente para vender mais, pois as pessoas acabam caindo na tentação do preço, que as vezes nem está tão barato. Além disso, manequins não apresentam o mesmo corpo que o seu e nem as mesmas peças que você tem no seu guarda-roupa, isso acontece com apartamentos decorados também. Por isso é muito importante você colocar aquela possível aquisição na sua realidade, experimentando e vendo como fica no seu corpo ou visitando um apartamento vazio e imaginando seus móveis naquele imóvel.
  • Não compre de última hora: seja uma roupa que você precisa para determinada ocasião ou até uma casa para poder sair logo do aluguel. Mesmo que você vá usar a roupa uma vez, você poderá não usar nunca mais, por isso é preciso sempre pensar na ocasião que será usada, mas principalmente se depois aquele objeto será aproveitado. E em questão de sair logo do aluguel, pode ser que o valor gasto depois não seja recompensador, já que é muito mais fácil comprar do que vender.
  • Pesquise e pense bem no valor: naquele momento pode parecer uma pechincha o valor daquela bolsa ou carro, mas as vezes pesquisando melhor você percebe que o valor não é tão bom assim ou que você pode fazer coisas muito mais interessantes com aquele dinheiro, como guardar e conseguir aumentar mais o valor para realizar o seu sonho ou fazer uma viagem.
  • Não compre apenas para preencher um vazio: todo mundo já ficou triste e pensou que as compras iriam mudar isso, e todo mundo que fez isso já percebeu que não funciona exatamente assim. Você pode até ficar feliz naquele momento da compra, mas você sabe que depois de um tempo aquela tristeza irá voltar, e poderá voltar pior ainda, já que você pode gerar uma dívida com essa compra e depois não saber o que fazer para pagar.
  • Admita estar comprando por impulso: se você percebe que sempre compra por impulso e mesmo assim continua, primeiro admita estar com problemas e trace uma meta, por exemplo, se não pode comprar, NÃO OLHE A VITRINE E MUITO MENOS ENTRE NA LOJA. Ao entrar você irá ver o que tem e vai ficar com vontade, além disso os vendedores estão ali para fazer o trabalho deles, independentemente da situação financeira do comprador, vender.

Se você seguir essas dicas, com certeza terá sucesso na hora de evitar qualquer compra por impulso. Por isso passe essa matéria adiante para ajudar todos os seus conhecidos, já que comprar por impulso não faz bem para ninguém, só para o vendedor!

Se você ainda tem alguma dica ou alguma coisa a acrescentar, deixe nos comentários para nós e todos os nossos leitores saberem mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s