Taxa Selic diminuiu para um dígito, o que esperar?

Ontem o Comitê de Política Monetária do Brasil (Copom) decidiu diminuir mais uma vez a taxa Selic, que é a taxa base da nossa economia (Como funciona a taxa Selic). Após 3 anos e 8 meses a taxa voltou ao patamar de apenas 1 dígito, em novembro de 2013 a taxa estava em 9,90% e após isso a taxa ficou acima dos 10% até ontem, quando o Copom decidiu diminuir para 9,25% ao ano.

A taxa Selic se trata da taxa base de nossa economia, ou seja, todos os juros cobrados em qualquer compra, empréstimo ou investimento, como juros do cartão de crédito, investimentos em rendas fixas e compra de carros se baseiam na taxa Selic.

Mesmo após 8 diminuições da taxa Selic, os juros rotativos não caíram. Segundo o Banco Central é devido ao alto número de inadimplentes. Mas boas notícias mostram que nos últimos meses esse número diminuiu, logo, com essa última diminuição da taxa Selic, espera-se que os bancos também diminuam os juros do cartão de crédito.

Mas o Copom decidiu diminuir a taxa para que a economia volte a funcionar, como explicamos em nossa matéria Como a taxa de juros controla a economia?.

Quando uma taxa de juros está alta, o empresário decide então colocar seu dinheiro em investimentos, como o Tesouro direto (leia sobre em Investir no Tesouro Direto) já que está rendendo bastante, agora, quando o juros diminui, eles preferem retirar esse dinheiro e investir em seu próprio negócio, como novos projetos de construção de prédios, ampliação de fábricas, etc.

A taxa base brasileira é a segunda maior do mundo, está apenas atrás da Argentina.

Ainda ficou com dúvidas sobre a taxa Selic e o que muda com sua diminuição? Deixe nos comentários ou entre em contato com a gente pela aba CONTATO!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s