Ministério da Fazenda, o que é?

São tantos ministérios que muitas vezes não sabemos o que cada um faz. O Ministério da Fazenda (MF) nunca é esquecido, ele sempre está nos noticiários por ser um dos mais importantes de nosso país e o qual suas decisões influenciam a todos, você sabia disso? Então hoje iremos esclarecer o que é e o que faz o Ministério da Fazenda.

Esse Ministério é responsável por toda parte econômica do nosso país. Ele planeja e realiza todas as ações econômica, como: onde serão utilizados o dinheiro que o país arrecadou, como serão as regras para a transição de dinheiro (como pagamentos, transferências e outros), qual será o valor do imposto cobrado pelo governo federal, a previdência privada, entre outros.

Além dessas tarefas, o MF também é responsável pelas negociações entre empresas e governo, e entre o Brasil e outros países, com isso ele fiscaliza e obtém todo o controle das transações econômicas que ocorrem aqui.

O Ministério da Fazenda também propõe a realização de estudos sobre a atual economia do nosso país, assim ele auxilia os estudantes.

Mas por que o nome Ministério da Fazenda?
Esse nome muitas vezes confundi as pessoas. Ele vem da época em que Portugal ainda comandava nosso país, pois o nome Fazenda não quer dizer só “propriedade rural”, mas em português ele significa “tesouro público”, ou seja, todo o dinheiro e posses de um país. Países como Espanha e Chile também utilizam esse nome para o ministério responsável pela parte econômica de seu país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s