O que é moeda virtual, bitcoin?

Assim como o real e o dólar, o bitcoin também é uma moeda, porém existem algumas diferenças que serão entendidas aqui. Muito está se falando sobre essa moeda pelo fato de ela ter valorizado muito rápido e alguns estabelecimentos online e físicos estarem aceitando. Mas se você não entende o que é essa moeda e muito menos como usá-la, esta matéria é para você!

O que são bitcoins?
São moedas virtuais. O real, dólar e todas as outras moedas que conhecemos são moedas físicas, pois você pode ter ela dentro do bolso da sua calça. Já o bitcoin não, você tem ela apenas virtualmente.

Como é produzido bitcoins?
Diferentemente das moedas que conhecemos, o bitcoin não é impresso. A criação dessa moeda vem de um processo chamado de “mineração”, onde computadores conectados os programas de criação da moeda resolvem problemas matemáticos e quando resolvidos, recebem bitcoins. No começo da criação era possível deixar seu computador rodando por dias para conseguir, atualmente não é possível, apenas super máquinas conseguem.

Como posso adquirir bitcoins?
Como é uma moeda virtual, você tem que ter um lugar para deixa-la, por isso quem possui bitcoins deve ter uma carteira online, que é criada quando a pessoa se cadastra no programa online. É possível adquirir em algumas casas de câmbio ou aceitar a moeda ao vender coisas.

Como pago com bitcoins?
Quando você cria sua conta no programa online, é gerado um endereço, que seria como o número de sua conta. Assim quando você compra alguma coisa, você fornece o endereço ao vendedor que então retira a quantia combinada.

Quanto vale um bitcoin?
A moeda surgiu em 2008, desde então ela aumentou e diminuiu seu valor várias vezes. Ela funciona da mesma maneira que o comércio normal funciona, quanto mais gente quer, mais caro fica. No dia da publicação dessa matéria 1 bitcoin estava valendo 14.220,77 reais. E assim como o dinheiro também tem frações, por exemplo: 50 centavos é metade de 1 real e 10 centavos é 1/10 do real, o bitcoin também é possível comprar em frações. Se você comprar 1/100 de bitcoin, valerá hoje 1.422,08 reais.

Qual o problema do bitcoin?
Imagina uma moeda que é aceita em todos os países, ou seja, quando você for viajar ou comprar alguma coisa do exterior, não é preciso ficar fazendo conversão, é só pagar com bitcoin. Não vemos problema nenhuma nisso! Porém o grande problema dessa moeda é que não tem ninguém fiscalizando. Ela pode perder o seu valor e com isso “morrer”, pode surgir muitas fraudes em cima, dentre inúmeros outros problemas.

A moeda ainda é muito atual, por isso ainda tem muito a que se estudar sobre. Fique de olho em nosso blog para não perder nenhuma atualização sobre esse e outros assuntos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s