Consórcio, devo fazer?

Percebi a dúvida de alguns leitores quanto ao consórcio. Recebi um e-mail com uma dúvida se era melhor realizar um consórcio ou um financiamento para adquirir um carro. Essa dúvida muitas pessoas têm, já que para muitos não existe o melhor, mas sim as vantagens e desvantagens de cada um, no qual cada um deve colocar na balança e ver qual compensa mais.

Como funciona um consórcio?
Uma empresa (pode ser um banco ou até uma empresa especializada em consórcios) junta um grupo de pessoas que querem adquirir um bem de mesmo valor mas que não necessitam daquele bem agora.
Vamos supor que 30 pessoas querem adquirir um carro de 30 mil reais, mas sem pressa. Essas pessoas pagarão 1.000 reais mais uma taxa administrativa durante 30 meses para a empresa, a qual arrecada esse dinheiro e sorteia o carro de 30 mil reais para alguém do grupo todo mês. Cada mês uma pessoa vai ser “contemplada”, ou seja, receberá o direito de adquirir um carro de 30 mil reais e, consequentemente, sairá do sorteio. Outro método que a empresa pode utilizar para contemplar uma pessoa do grupo é realizar leilões, assim aquela pessoa que der o maior lance leva o carro, e as demais tem o dinheiro do lance dado abatido nas parcelas restantes.

E se eu não for sorteado e nem der o maior lance no consórcio?
Dificilmente em um consórcio estão apenas 30 pessoas, na maioria das vezes o consórcio é composto por muito mais pessoas e assim mais de uma pessoa é contemplada por mês. Com isso a pessoa que recebe o crédito para adquirir o bem sai do sorteio. Se a pessoa não conseguiu ser sorteada e nem dar o maior lance, ela será a última do grupo a receber o bem. Então, caso você não seja sorteado e nem de o maior lance, a única desvantagem será que você irá ser o último a receber o crédito, ou seja, o direito de adquirir o bem.

Quando sou contemplado eu ainda continuo pagando o consórcio?
Sim, as parcelas do consórcio só acabam ao final do prazo pré-estabelecido, como no exemplo, ao final dos 30 meses, mas você pode escolher quitar o consórcio antes do prazo final.

É pago juros nas parcelas do consórcio?
Um dos benefícios do consórcio é exatamente a ausência de juros, você paga somente uma taxa administrativa que varia de 0,1% a 22% do valor total. O valor dessa taxa administrativa é divido no número de parcelas contratadas.

Quais as vantagens e as desvantagens de um consórcio?
As maiores vantagens de um consórcio é de ter um número de parcelas maior que a de um financiamento e a isenção de juros, somente a taxa administrativa, mas que não supera os juros de um financiamento. Já sua maior desvantagem é a incerteza de quando você receberá seu bem, pode ser no primeiro mês mas também só no último mês.

Como escolher o melhor consórcio?
Existem muitas empresas que realizam consórcios, e assim como ao realizar um investimento você deve procurar a menor taxa de juros com o melhor benefício, no consórcio não é diferente. Você deve analisar a parcela, a taxa administrativa, o número de contemplados por mês, entre outras coisas. No site comparaonline.com.br você encontra uma comparação de consórcios realizada no ano de 2016.

Você ainda tem dúvidas sobre consórcio? Deixe sua dúvida nos comentários ou nos mande por e-mail pela aba CONTATO!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s