Salvando seu orçamento com aplicativos

Sempre quando me perguntam como faço para economizar, a minha resposta é sempre a mesma: o primeiro passo é marcar tudo o que você gasta. Nós sabemos que muitas pessoas (você pode até estar incluso nisso) não sabem nem o quanto gastam por mês. Então como economizar se eu não sei pra onde meu dinheiro vai?

Todos querem ter uma vida financeira estável e saudável, e você não precisa ganhar rios de dinheiros para isso. Claro que para ter uma casa com 5 quartos, um carro importado 0km e viajar todo ano para o exterior é necessário ganhar bastante dinheiro. Mas você não ficaria feliz em conseguir pagar todas as suas contas e ainda sobrar um dinheiro no final do mês para poder guardar e futuramente realizar um sonho sem dívida nenhuma?

O primeiro passo é saber para onde seu dinheiro vai, pois sem saber isso não é possível analisar onde você pode economizar.

Meu grande aliado é o aplicativo de celular. Pois sempre estou com o celular na mão e assim sempre que eu consumo alguma coisa, logo já tiro o celular do bolso e registro meu gasto.

Mas como funciona isso?
Existem inúmeros aplicativos com esse intuito. Para facilitar a minha vida eu tento usar o que eu considero mais fácil e o que se adapta melhor ao meu estilo de vida.

Aplicativos gratuitos existentes no mercado que indicamos (alguns estão disponíveis apenas para Android):

  • MoneyWise
  • CoinKeeper
  • Organizze
  • Wally+

O mais importante é você encontrar um aplicativo gratuito, que você ache fácil de mexer e que se adapte ao seu dia a dia. Você pode ir baixando e vendo qual você considera melhor, e não precisa ser um da nossa lista, pois como já dissemos, existem inúmeros aplicativos desses no mercado.

Eu utilizo o MoneyWise, me adaptei super bem com ele. Coloco o valor que eu pretendo gastar por mês (com isso o aplicativo me mostra quanto tenho para gastar por dia e vejo se já ultrapassei muito), adiciono as categorias (supermercado, restaurante, farmácia,…) e vou marcando TUDO que eu gasto, até a gorjeta que dou para o vigia de carro. Assim eu percebo se já gastei muito ou se ainda posso gastar com coisas mais bobas. Quando eu percebo que meu orçamento já foi bastante e meu mês está longe de acabar, eu aperto os cintos e economizo em tudo o que posso, como por exemplo cozinhar em casa. Ao final do mês eu consigo ver o quanto gastei em cada categoria, e assim perceber onde posso economizar no mês seguinte.

Nos primeiros meses será difícil você se adaptar a marcar tudo no aplicativo, uma coisa ou outra você acaba esquecendo, e além disso você ainda não irá conhecer todos os recursos que o aplicativo oferece. Mas não se preocupe, com o tempo você irá se adaptar e conseguirá tirar o melhor proveito dele. Não desista, quando começar a sobrar dinheiro no final do mês você irá se animar e ver o quanto isso é bom!

Como foi dito anteriormente, eu utilizo o aplicativo MoneyWise há quase 3 anos. Se tiverem interesse em saber como mexer nele e todos os recursos que ele tem para facilitar nosso dia a dia, entre em contato que assim realizamos uma matéria apenas sobre isso!

Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Deixe nos comentários ou entre em contato com a gente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s