Especulação financeira, o que é?

Você já deve ter ouvido esse termo, especulação financeira, em alguma reportagem, ou a palavra especulador. Esse termo passa para as pessoas a impressão de ser uma coisa ruim, mas muitas vezes não é. Então hoje iremos te explicar o que significa! 

Podemos resumir a especulação da seguinte maneira: uma pessoa, ou um grupo de pessoas, se reúnem e decidem comprar algo bem barato com a intenção de vende-lo mais caro e assim ganhar dinheiro. 

De primeira você pode achar que isso não é nada legal para as pessoas que querem comprar o que eles estão vendendo, mas com o passar do tempo isso ajuda a economia. 

Vamos a um exemplo simples:
Uma padaria está com muitos leites na prateleira, então resolve abaixar o preço. Carol resolve comprar bastante leite e deixar guardado, já que está com um preço ótimo. Na semana seguinte o produtor de leite perde algumas vacas e a produção de leite diminui. Como passa a ter pouco leite na prateleira e muita gente querendo, a padaria aumenta o preço dele. Carol vendo que o preço do leite está bem mais alto, decide vender os que tem guardado e assim ganhar dinheiro. 

Na economia os preços variam conforme a oferta e a demanda, ou seja, se tem muita gente oferecendo leite para vender, mas tem pouca gente querendo comprar, o preço do leite cai, e o contrário também acontece, se tem poucas pessoas oferecendo leite para vender e muitas querendo comprar, o preço do leite sobe. 

Mas onde entra a parte boa de ter especuladores?
Vamos voltar ao caso da Carol. Se a Carol não tivesse seu estoque de leite, teria muito menos leite na prateleira, então menos oferta, o preço iria aumentar muito mais. Neste exemplo Carol agiu como especuladora sem intenção.
Os especuladores são bons para momentos em que aqueles bens que eles têm em estoque estão com pouca oferta e muita procura, pois eles vendem seu estoque, o que acaba aumentando a oferta e, consequentemente, diminuindo o preço.  

Esse exemplo pode ser aplicado para muitas coisas, como por exemplo ações de empresas, compra de barril de petróleo, compra de sacas de arroz, entre muitos outros produtos de grande importância no mercado financeiro. Os especuladores não preveem uma queda na produção (como aconteceu com o produtor de leite), mas quando o preço está mais baixo que o normal é muito provável que depois de um tempo ele aumente.

No mercado de ações os especuladores nem sempre trazem esses benefícios, mas iremos tratar sobre isso em uma outra matéria. 

Para saber mais sobre esse assunto acompanhe nosso site e nossa fanpage

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s